Bairro Timbezinho receberá aplicação de “fumacê” no final da tarde desta quinta-feira (14)

Operação de combate à dengue será realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC)

O bairro Timbezinho receberá, no final da tarde desta quinta-feira (14), uma pulverização de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como “fumacê”. A operação de combate à dengue, que tem como objetivo a eliminação de mosquitos adultos, será promovida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC).

Conforme destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista, esta será a primeira ação do tipo a ser executada no município e foi definida por critérios estabelecidos pela Dive/SC.

“A aplicação de UBV pesado é feita com um veículo adaptado para esta finalidade, utilizando-se uma bomba de pulverização acoplada. Ela difere das outras operações feitas até então, com equipamento portátil, por conseguir abranger uma área maior em um tempo mais curto”, explica.

Ela alerta, ainda, para alguns cuidados simples que devem ser adotados durante a passagem do veículo para a aplicação do produto.

“Pedimos à população para que, quando o veículo estiver passando, abra as portas e janelas de suas casas para facilitar a disseminação do inseticida. Também é importante que cubram utensílios utilizados na alimentação, protejam os animais colocando-os na parte de trás das casas, além de cobrir com um lençol gaiola de pássaros e locais que tenham criadouros de abelhas”, reforça.

A aplicação será efetuada por técnicos da Dive/SC, que definirá as ruas a serem contempladas por meio de mapeamento dos casos e focos da dengue já notificados no Timbezinho. No total, em 2024, já foram contabilizados 63 casos positivos da doença no bairro. Em caso de chuva, a operação será adiada.

Foto: Carine Arenhardt/WH Comunicações