Segundo ciclo de aplicação de “fumacê” no bairro Timbezinho será efetuado nesta sexta-feira (19)

Operação de combate à dengue será realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC)

O bairro Timbezinho receberá, a partir das 5h30 da manhã de sexta-feira (19), o segundo ciclo da pulverização de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como “fumacê”. A operação de combate à dengue, que tem como objetivo a eliminação de mosquitos adultos de Aedes aegypti, acontece por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC).

A aplicação será efetuada por técnicos da Dive/SC com um veículo adaptado para esta finalidade, utilizando-se uma bomba de pulverização acoplada. A operação será nas mesmas vias do primeiro ciclo de “fumacê”, realizado no dia 14 de março, definidos pela Dive/SC a partir de mapeamento dos casos no bairro.

Conforme destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista, alguns cuidados simples devem ser adotados durante a passagem do veículo para a aplicação do produto.

“Pedimos para quem puder, que quando o veículo estiver passando, abra as portas e janelas de suas casas para facilitar a disseminação do inseticida. Também é importante que cubram utensílios utilizados na alimentação, protejam os animais colocando-os na parte de trás das casas, além de cobrir com um lençol gaiola de pássaros e locais que tenham criadouros de abelhas”, reforça.

Conforme ela ressalta, este tipo de operação tem como grande vantagem abranger uma área territorial maior em um tempo mais curto do que as efetuadas com equipamento costal portátil. Ela explica, ainda, que outros bairros de São João Batista já foram mapeados e encaminhados para análise da Dive/SC.

No total, em 2024, já foram contabilizados 115 casos positivos da doença no bairro Timbezinho. Em caso de chuva, a operação será adiada.