XVIII Recital Municipal de Poesias acontece nos dias 20 e 21 de novembro

Evento, que reúne poesias vencedoras dos recitais internos das unidades de ensino participantes, será realizado no Centro Cultural Batistense, às 19h

A 18ª edição do Recital Municipal de Poesias de São João Batista será realizada nos dias 20 e 21 de novembro. O evento, que coloca em evidência o talento artístico dos estudantes batistenses, acontecerá no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº), às 19h, com entrada gratuita. O Recital, nesta edição, traz algumas novidades.

Uma delas é que o projeto, que é desenvolvido junto a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foi aberto tanto para as escolas da rede municipal como para as das redes estadual e particular. Com o aumento no número de participantes, o evento foi ampliado para duas noites, para que todos tenham tempo adequado para se apresentar com tranquilidade.

No dia 20, ocorrerão as declamações dos alunos de 5º ano. Já no dia 21, será a vez dos alunos de 6º ao 9º ano. Serão premiados as melhores interpretações e letras, de acordo com a série. Além disso, também será premiado o ganhador do concurso de desenho para a capa da coletânea de poesias do Recital. As avaliações serão realizadas por uma comissão julgadora formada por professores e técnicos da área da linguagem, bem como da arte e da interpretação, levando em conta os critérios previstos no regulamento.

Outra novidade é a temática desta edição, que faz uma homenagem a duas instituições locais ligadas à arte e à literatura: a Academia Batistense de Letras e a Cia Teatral EmCena. Durante a preparação para o Recital, foi oportunizado aos estudantes momentos de troca de informações com os membros das entidades, proporcionando um aprofundamento de seus conhecimentos sobre leitura e produção textual.

Desta forma, os alunos puderam optar entre desenvolver poemas com tema livre ou em alusão às homenageadas. Os trabalhos foram apresentados nos recitais internos de cada unidade de ensino, que ocorreram ao longo do mês de outubro. Os melhores foram selecionados para o Recital Municipal.

O projeto tem como principal objetivo motivar os alunos a pensarem e trabalharem o gênero poesia, expressando–se através do talento e estimulando a criatividade da produção individual marcadas pela expressão poética. O evento é uma promoção da Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é aberto à comunidade. Todos estão convidados a prestigiar, em especial estudantes e familiares dos alunos participantes.

Programe-se

O que: XVIII Recital Municipal de Poesias

Quando: dias 20 e 21 de novembro de 2023, às 19h

Onde: Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº)