Projeto combate sedentarismo com integração de Saúde e Esporte em São João Batista

Atividades, com o acompanhamento de educadora física e suporte de equipe multidisciplinar, são disponibilizadas à comunidade de forma gratuita

A Prefeitura de São João Batista, por meio da Fundação Batistense de Esportes (Fube) e da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último mês o desenvolvimento de um projeto voltado ao combate ao sedentarismo. Denominado “Esporte é Saúde”, a iniciativa proporciona a realização de atividades, com o acompanhamento de educadora física e suporte de equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas da fisioterapia, nutrição e psicologia.

As atividades acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h, no Estádio Municipal Cristóvão Reinert dos Santos (próximo à Estação Rodoviária). O projeto é aberto tanto a pacientes encaminhados pelas equipes multiprofissionais da Saúde quanto a pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida por meio da prática esportiva. Os atendimentos são gratuitos.

Conforme destaca a Secretaria Municipal de Saúde, o período de pandemia trouxe o aumento das doenças crônicas derivadas do sedentarismo, em partes pelo isolamento, em partes por sequelas causadas pela Covid-19.  Isto elevou muito os números de solicitações de atendimentos especializados.

“Considerando que o esporte é o melhor remédio e traz diversos benefícios tanto para o corpo como para mente, desenvolvemos este projeto, em parceria com a Fube, para proporcionar um atendimento direcionado a estes pacientes e também ampliar a capacidade terapêutica ofertada a eles”, explica a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

Já o diretor-executivo da Fube, Alexandre Feller, o Neneca, destaca que a prática regular de exercícios não apenas fortalece o corpo, mas também contribui significativamente para a prevenção de doenças crônicas. “Esta parceria entre secretarias é muito importante, pois o trabalho de uma complementa o da outra. Destacamos também o grande trabalho que a educadora física da Fube, Graziani de Souza Reis, tem desempenhado neste projeto. Quem ganha com isso é a comunidade”, ressalta.