Secretaria de Saúde de São João Batista promove reunião intersetorial sobre a dengue

Durante encontro, realizado na tarde desta terça-feira (27), foi apresentado um panorama do avanço da doença na cidade e solicitado apoio para conscientização da população

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista promoveu, na tarde desta terça-feira (27), uma reunião intersetorial tendo como tema o avanço da dengue na cidade. O encontro, realizado no Centro Cultural, contou com a participação de representantes de entidades e de unidades de ensino, assim como de secretarias e órgãos vinculados à administração municipal.

“O apoio de todos para auxiliar em ações preventivas, na conscientização da população, é fundamental para frear este aumento exponencial no número de casos. 80% dos focos estão nas residências, então é preciso que cada um faça a sua parte para mudar este panorama”, analisa a responsável pela pasta, Karla Izabel Dalsenter.

De acordo com ela, se os números de casos seguirem crescendo na mesma proporção das últimas semanas, São João Batista poderá em breve entrar em situação de epidemia de dengue. Desde o início do ano, já foram contabilizados 58 casos positivos da doença no município e registrados focos positivos em todos os bairros.

Conforme destaca o Departamento de Vigilância em Saúde, uma única fêmea do mosquito Aedes aegypti coloca entre 200 e 300 ovos durante sua vida, que dura de 30 a 40 dias. Após a eclosão dos ovos, as larvas levam cerca de sete dias para virarem mosquitos adultos.

“Isso faz com que o Aedes tenha uma alta taxa de proliferação. Por isso a eliminação de criadouros, de recipientes que acumulem água parada, deve ser realizada, pelo menos, uma vez por semana. Somente deste modo o ciclo de vida do mosquito poderá ser interrompido. Por isso é essencial que cada um faça a sua parte nesta batalha”, conclama a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.