Grupo de São João Batista é contemplado em novo mutirão de cirurgias de catarata

Procedimentos foram viabilizados por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Redeh Beneficência Cristã e com a Secretaria de Estado de Saúde

Mais um grupo de pacientes de São João Batista foi contemplado durante o mutirão de cirurgias de catarata realizado na última quinta-feira (08), no Hospital Dom Bosco, no Município de Rio dos Cedros. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista com a Associação Redeh Beneficência Cristã e com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina.

Embora classificado como de baixa complexidade, este tipo de intervenção é considerado de grande relevância, já que possibilita que o paciente volte a enxergar normalmente e tenha mais autonomia. O grupo, integrado por nove pessoas, recebeu o transporte e o acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

“É a sequência ao trabalho que iniciamos no ano passado, em que, no total, foram realizadas 565 cirurgias via mutirões. Destas, 212 foram de catarata, o que contribuiu para diminuir significativamente as filas de espera e melhorar a qualidade de vida de quem passou pelo procedimento”, comenta a responsável pela pasta, Karla Izabel Dalsenter.

Conforme ela destaca, neste período, também foram realizadas cirurgias em outras especialidades, como, por exemplo, nas áreas ginecológica (laqueadura), urológica (vasectomia), vascular, ortopédica e geral (hérnia ou vesícula). Karla ressalta, ainda, que a participação em mutirões terá sequência ao longo dos próximos meses.

“A fila para cirurgias que têm de ser realizadas fora de São João Batista segue o fluxo do sistema de regulação do Governo do Estado de Santa Catarina. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está sempre atenta a oportunidades para tentar agilizar o atendimento à população local”, complementa.