Combate à dengue: mais de 500 pneus inservíveis são recolhidos por meio de campanha

Itens foram coletados nesta quarta-feira (22) pela empresa responsável junto a ponto de armazenamento

Mais de 500 pneus inservíveis foram recolhidos de ruas, terrenos baldios e residências ao longo dos últimos meses em ações de combate à dengue promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. Os itens foram armazenados em espaço temporário e, nesta quarta-feira (22), foram coletados para a destinação final adequada pela empresa responsável, com o auxílio dos Agentes de Combate a Endemias.

A iniciativa faz parte da campanha de recolhimento de pneus promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis em todo o Brasil, que o Município de São João Batista aderiu no início deste ano.

Em maio, após visitas de orientação a oficinas e borracharias da cidade, já haviam sido coletados 246 pneus.

“Sabemos que os pneus são potenciais criadouros para o mosquito e dar o destino correto a esse material é essencial no combate à dengue. Agradecemos a todos que tem se engajado na campanha, destacando que ela terá continuidade nos próximos meses”, comenta a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.

Conforme ela informa, se alguém tiver pneus para serem recolhidos pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo fone (48) 3380-7500.