Ações de prevenção e mitigação de cheias no Vale do Rio Tijucas são pauta de reunião na Granfpolis

Responsáveis pelas coordenadorias de Defesa Civil de São João Batista, Nova Trento e Canelinha se reuniram com consultora de planejamento urbano Daniela Otto para tratar sobre o assunto

Responsáveis pelas coordenadorias de Defesa Civil de São João Batista, Nova Trento e Canelinha se reuniram, na tarde desta quinta-feira (25), com a consultora de planejamento urbano da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Daniela Otto. O encontro, realizado na sede da entidade, em Florianópolis, teve como objetivo debater ações de prevenção e mitigação de cheias no Vale do Rio Tijucas.

“É importante debater de forma regional este assunto, já que algumas alternativas para diminuir os transtornos causados por episódios de chuva excessiva necessitam o envolvimento de todos os municípios que compõem a nossa bacia hidrográfica. Por conta disto, acreditamos que a Granfpolis possa ter um papel fundamental de interlocução para viabilizar algumas soluções, inclusive junto a órgãos estaduais e federais”, avalia o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber de Moura.

Conforme ele destaca, a reunião resultou em dois encaminhamentos principais. Um deles é a intermediação da Granfpolis para um diálogo junto às gerências das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que compõem a bacia para tentar aprimorar o controle de vazão em períodos chuvosos. E, o outro, a necessidade de se viabilizar um estudo técnico que abranja toda a bacia para que se estabeleça um plano de ação.

Além de Moura e Daniela, participaram da reunião a coordenadora municipal de Defesa Civil de Canelinha, Ana Cláudia Moresco, e a de Nova Trento, Neide Cipriani Motta, assim como a assessora administrativa da Defesa Civil de Nova Trento, Patrícia Regina Tell.