Comitiva de SJB busca apoio para corrigir lei sobre pioneirismo da colonização italiana

O Secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas esteve com o Diretor-Presidente da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB,  José Sardo, o Diretor Executivo Adjunto da ADANPIB, Élio Paulo Sartori e com o vereador Milson da Silva no gabinete do deputado estadual Altair Silva.

Altair é o responsável pelo Projeto de Lei – PL 0020.5/2018, protocolado na quarta-feira, 14, que reconhece a Colônia Nova Itália, no município de São João Batista, como pioneira da colonização italiana no Brasil.

O secretário descreve que na manhã desta quinta-feira, 15, o deputado leu também uma moção de apelo durante a sessão. “Este documento foi encaminhado ao Governador Do Estado, ao Presidente da República, ao Presidente do Senado, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao Fórum Parlamentar Catarinense”, descreve.

A moção pede a devida correção do equívoco histórico cometido com a sanção da Lei Federal 13.617/2018 que concedeu ao município de Santa Teresa,  no Espírito Santo, o título de pioneira da imigração italiana no Brasil, título este que pertence de fato a Colônia Nova Itália.

“Estamos todos juntos para corrigir isso. Não estamos querendo nada a mais do que um título que é nosso e, além disso, o devido respeito à história”.

Cidade envolvida

Em dezembro de 2017, foi aprovado na Câmara de Vereadores  o Projeto de Lei número 12/2017, de autoria dos vereadores Almir Peixer e Leôncio Paulo Cypriani. O projeto propôs a alteração da denominação do bairro Colônia, com o acréscimo da expressão Nova Itália, desse modo, o bairro passou a se chamar Colônia Nova Itália.

Além desta iniciativa, desde 2016 toda a comunidade de Colônia, liderada por José Sardo se organiza e está  empenhada para guardar a história e não só isso, preservá-la e reconhece-la. “A Lei Federal pegou todos de surpresa, uma vez que  temos registros históricos que comprovam nosso pioneirismo na imigração”, finalizou Plácido Vargas.