Prefeitura de São João Batista decreta situação de emergência devido às chuvas

Risco para ocorrências no município permanece sendo classificado como alto pela Defesa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina

O prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, declarou, por meio do Decreto n° 4.861/2023, situação de emergência em São João Batista devido às intensas chuvas dos últimos dias. A medida foi autorizada previamente pelo Conselho Municipal de Defesa Civil. Desde quarta-feira (04), foram registrados mais de 200mm de precipitações no município.

O volume excessivo ocasionou o transbordamento do Rio Tijucas durante a madrugada deste domingo (08), alcançando o nível de 6,88 às 0h15 e atingindo algumas áreas ribeirinhas. Embora o nível do rio esteja retrocedendo nas últimas horas, existe a possibilidade que as águas voltem a avançar ao longo deste domingo (08) e segunda-feira (09), já que as chuvas persistem.

Também foram registrados pontos de alagamentos em alguns bairros e deslizamentos de pequeno porte durante o sábado (07). O risco para ocorrências permanece sendo classificado como alto pela Defesa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina. 198 pessoas estão em abrigos institucionais temporários disponibilizados pela administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

“Estamos diante de um cenário de emergência, em alerta máximo. É muita chuva em pouco espaço de tempo. Pedimos que a população batistense siga as recomendações da Defesa Civil e preserve, em primeiro lugar, suas vidas. Unidos, com fé em Deus, vamos superar mais esta”, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Uma força-tarefa, composta por equipes da Prefeitura, de órgãos de segurança pública e de grupos voluntários, está atendendo em regime de plantão. Em caso de ocorrências, ligue 193 (Corpo de Bombeiros) ou (48) 99176-8891 (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).