São João Batista registrou 154 casos de dengue em 2023

Também foram identificados 609 focos do mosquito Aedes aegypti ao longo do ano passado

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista divulgou, nesta semana, um relatório sobre o avanço da dengue em 2023. No período, foram contabilizados 154 casos positivos da doença na cidade, sendo dois com sinais de alarme e um classificado como grave. Um óbito de paciente com diagnóstico positivo para dengue foi registrado no ano passado, no mês abril.

No total, ao longo dos 12 meses, foram 595 casos suspeitos da doença em São João Batista. As equipes de Vigilância Epidemiológica também identificaram 609 focos do mosquito Aedes aegypti, o que representa um crescimento de 132,4% em relação a 2022, sendo a maior parte deles no Centro, no Carmelo e no Timbezinho.

Cerca de 70% dos casos e focos foram registrados no primeiro semestre, levando, em abril, a ser decretada situação de emergência em saúde. Conforme destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista, diversas ações foram realizadas para minimizar a situação, como campanhas educativas, de recolhimento de pneus e de entulhos, assim como aplicações de inseticidas em bairros mais afetados.

“É muito importante que cada cidadão siga fazendo a sua parte nesta luta contra o Aedes. Pedimos que todos deem uma olhada com atenção nos seus quintais, já que 80% dos focos estão em residências, para não deixar água acumulada, eliminando potenciais criadouros do mosquito”, salienta Aline.

Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks.