Setembro amarelo: CAPS de São João Batista promove atividades de valorização à vida

Cronograma especial tem como objetivo compartilhar informações sobre saúde mental e prevenir casos de suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está promovendo uma série de atividades em alusão à campanha “Setembro Amarelo”. Tendo como tema “Valorização da vida, porque viver é a melhor opção”, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção do suicídio e da promoção da saúde mental.

A programação inclui rodas de conversa em escolas da cidade, atividades especiais junto aos usuários do CAPS e uma caminhada simbólica, tendo como tema “valorização à vida”, que será realizada nesta quarta-feira (06), com saída do CAPS às 9h45. Além disso, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), também será distribuído à população material informativo sobre o assunto.

“Quando a questão é suicídio, todas as faixas etárias merecem atenção. É preciso ficar atento aos sinais de risco, mesmo que não sejam tão claros. Julgar, criticar e desrespeitar quem está nessa condição só serve para aumentar o sofrimento. Uma pessoa que pensa em se suicidar não quer desistir da vida, mas matar o que a faz sofrer. Por isso, é importante que quem está passando por isso busque ajuda, procure um profissional especializado”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

Conforme ela destaca, o CAPS de São João Batista dispõe de uma equipe capacitada e um ambiente seguro e acolhedor para acolher todos que necessitem de apoio ou orientação. A unidade fica situada na rua Augusto Paulo Durkopp, nº 60, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também é possível buscar encaminhamento junto às Unidades Básicas de Saúde, e ainda, por meio do Disque 188 (Centro de Valorização da Vida).