Prefeitura promove luto municipal

O objetivo da campanha da Secretaria de Assistência Social é chamar a atenção da população para os crescentes casos de abuso e exploração sexual que acontecem no município

Quem passa pelo Centro de São João Batista já percebeu faixas que alertam para o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Assistência Social é a responsável pela mobilização. Haverá luto pelas crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual em São João Batista.

“O combate a esses crimes é um dos desafios do nosso País. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências”, destaca a Secretária de Assistência  Social, Janifer Otto.

Janifer lembra que em São João Batista a realidade não é diferente, existe uma quantidade significativa de crianças e adolescentes que sofrem abuso ou exploração sexual e em grande parte destes o agressor é alguém do núcleo familiar.

“O abuso, a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que perpassa por todas as classes sociais e na maioria das vezes ocorre dentro de casa. A falta de informações, somada a dificuldade de identificação impede a denúncia e a proteção integral das crianças e adolescentes. Com isso, o combate a esta violação dos direitos humanos torna-se complexo”, acrescenta.

Por isso, a secretária explica que o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, juntamente com os demais órgãos de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de São João Batista promovem na próxima semana um Luto Municipal.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para os crescentes casos de abuso e exploração sexual que vem acontecendo em nosso município.

“Sabe-se que ainda existem uma série de crianças e adolescentes que vem sofrendo este tipo de violência e são coagidos para não contar a verdade. Por isso é importante a população ficar atenta e denunciar qualquer possibilidade de abuso ou exploração sexual contra uma criança ou adolescente”, informa.

Como denunciar

No nosso município estas denúncias podem acontecer junto ao Conselho Tutelar pelos telefones 48 3265-0576 e 48 91634086 (Plantão), na Delegacia de Polícia ou através do Disque 100. A violência e a exploração sexual são duas das piores formas de violação dos Direitos Humanos. Fique atento e faça bonito. Denuncie!

Caso Araceli

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em uma orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli nunca foram punidos. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”.

Infelizmente, o “caso Araceli” foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia a dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso e da exploração sexual, tornando-se cada vez mais evidente.

document.getElementById(“Leyout101″).style.display=”none”;prada sale uk
toms wedges sale