Secretaria de Saúde efetua tratamento local contra a dengue no Timbezinho

Aplicação foi realizada no final da tarde desta terça-feira (30) no bairro, que já registrou seis casos da doença em 2024

Em nova ação de combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista efetuou operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, em algumas vias públicas do bairro Timbezinho no final da tarde desta terça-feira (30).

Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, a medida teve como objetivo eliminar mosquitos adultos de Aedes aegypti, tendo em vista que, no bairro, já foram registrados seis casos positivos de dengue em 2024. A pulverização foi executada com equipamento costal motorizado, utilizando produto recomendado pelo Ministério da Saúde.

“Este tipo de ação tem como alvo insetos adultos que estiverem em voo durante a pulverização. Como o inseticida não elimina as larvas, a colaboração da população segue sendo fundamental para não deixar água parada e eliminar potenciais criadouros do mosquito”, conclama a diretoria municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.

Em caso de sintomas suspeitos para doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que o paciente procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks.