Sábado (13) é o Dia D da Campanha de Vacinação contra Gripe

Já disponíveis para todos os grupos prioritários, doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde de São João Batista (exceto o da Colônia Nova Itália), das 8h às 17h

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado (13). Em São João Batista, todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a da Colônia Nova Itália) estarão abertas das 8h às 17h. As doses já estão disponíveis para todos os grupos prioritários da campanha (confira na lista abaixo). Para recebe-las, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver).

“A vacina contra a gripe é extremamente importante, pois é a forma mais eficaz de prevenir o surgimento de formas graves da doença. Por isso, se você faz parte de um dos grupos prioritários, não perca esta oportunidade. A campanha segue até o dia 31 de maio, mas o ideal é não deixar para última hora. Quanto antes você for vacinado, antes estará protegido da gripe”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), o influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

PARA QUEM ESTÁ DISPONÍVEL A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE?

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das forças de segurança e salvamento;

* Profissionais das forças armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.