Dive/SC reforça importância da vacinação após caso de sarampo no RS
Em São João Batista, doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) emitiu um comunicado orientando à população a verificar se está com a cobertura vacinal completa para a vacina tríplice viral (VTV), que protege contra o sarampo. A medida foi tomada devido a um caso de sarampo ter sido registrado no município de Rio Grande (RS) em uma criança menor de 5 anos de idade, proveniente do Paquistão, que não estava imunizada contra a doença.
O esquema vacinal completo consiste em duas doses para indivíduos de 12 meses até 29 anos ou em uma dose para aqueles de 30 a 59 anos. Nas crianças, a vacinação deve acontecer aos 12 e 15 meses. Os trabalhadores de saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses da vacina. Quem já possui o esquema vacinal completo, não precisa se imunizar novamente.
Em São João Batista, as doses podem ser recebidas nas salas de vacinações das unidades básicas de saúde Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte (confira abaixo os horários de atendimento). É necessário apresentar Cartão do SUS e carteirinha de vacinação (se tiver).
Conforme destaca a Dive/SC, a doença pode ser prevenida por meio da vacinação, sendo que a manutenção de um alto índice de cobertura vacinal é fundamental para que o vírus não volte a circular no território catarinense. O último caso confirmado de sarampo no estado de Santa Catarina ocorreu no ano de 2020, durante um surto com o registro de 105 casos.
O sarampo é uma doença aguda, de origem viral e altamente contagiosa, sendo caracterizada por febre e lesões na pele, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e esquema vacinal.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, ao tossir, espirrar e falar. Pode evoluir para complicações e óbito especialmente em crianças menores de um ano de idade.
Confira os horários de vacinação:
* Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45